estrutura | forma-função | módulo/padrão | textura

estrutura | forma-função | módulo/padrão | textura


PARA QUE SERVE A ESTRUTURA?
A estrutura serve de suporte à forma.

Tipos de estruturas

  • Naturais

Existem na natureza e podem ter origem mineral, vegetal ou animal. São exemplos de estruturas naturais as grutas, as árvores ou as colmeias de abelhas.

  • Artificiais

As estruturas artificiais são criadas pelo ser humano.
Um guarda-chuva, um poste de eletricidade ou um prédio de habitação são exemplos de estruturas artificiais.

arquitetónicas: definidas por arquitetos e engenheiros, muitas vezes inspiradas em formas da natureza;
modulares (compostas por módulos): conjuntos de apartamentos, um painel de azulejos, um muro de tijolo, ou uma construção efetuada com peças de encaixe (tipo LEGO). Um módulo também pode ter origem natural… por exemplo, o alvéolo num favo de mel.

[para cima]


FORMA e FUNÇÃO

A forma de um objeto é a sua configuração e a sua função é a sua finalidade.

Existe sempre uma relação entre a forma dos objetos e aquilo para que servem. Uma tesoura, por exemplo, tem dois orifícios no seu cabo para que os nossos dedos possam segurar bem as duas lâminas, de modo a conseguirmos cortar ou recortar com segurança e eficácia. Uma bola tem a forma esférica para poder rebolar.

A relação entre a forma e a função também pode ser observada nos seres vivos. As asas dos pássaros ou as barbatanas dos peixes têm formas que lhes permitem voar ou nadar com mais rapidez, mudando de direção e com menor resistência possível.

[para cima]


MÓDULO e PADRÃO

Numa estrutura modular é o módulo que gera a estrutura. Se pensarmos numa estrutura modular bidimensional (a duas dimensões) a forma como os módulos se organizam cria um padrão.

O padrão é criado a partir da repetição de um ou mais módulos de acordo com determinadas regras.

A repetição e o ritmo são observáveis em todos os padrões. Os padrões são criados a partir da repetição de um ou mais módulos e o ritmo varia consoante a organização dos módulos, no seu todo – isto é, o padrão.

Criação de padrões por repetição, alternância, rotação e simetria.

Repetição: o módulo é repetido sem qualquer alteração

Alternância: o módulo é repetido e alternado com outro módulo. Pode utilizar-se um módulo diferente ou com uma variação cromática do módulo inicial

Rotação: o módulo é repetido, aplicando uma rotação de 90º

Simetria: o módulo é invertido e alternado entre o original e o invertido

[para cima]


TEXTURA

Criar e exprimir texturas através do desenho
Existem várias formas de obtermos texturas.

  • Fricção – Encostar uma folha de papel com pouca gramagem a  uma superfície texturada e friccionar em seguida com um elemento riscador (lápis de grafite, lápis de cor, lápis de cera) sobre a folha. Esta técnica é conhecida pelo termo frottage.

  • Pressão – Pressionar fortemente a superfície texturada contra o suporte (por exemplo, argila). Passa-se assim para o suporte argila o relevo da textura.

  • Impressão – Usar a superfície texturada como uma espécie de carimbo. Para isso é necessário espalhar tinta na superfície texturada, colocar sobre o suporte (por exemplo, uma folha de papel) e pressionar. Se colocar o suporte (por exemplo, uma folha de papel) por cima da textura preenchida com tinta, esta a utilizar-se a técnica denominada monotipia.

  • Construção – É possível desenhar texturas através da utilização dos elementos básicos da representação. Os pontos, as linhas ou manchas permitem criar texturas visuais próximas da realidade que conhecemos e observamos. É possível ainda criar outras.

Na construção de texturas, o tamanho e o tipo de elementos utilizados podem variar.

  

– No caso de uma textura ponteada (com pontos), pode utilizar-se pontos de diferentes tamanhos, mais ou menos próximos uns dos outros.

– No caso de uma textura ondulada (com linhas), pode utilizar-se alternadamente linhas curvas de diferentes espessuras.

Em qualquer dos casos, as texturas visuais construídas deve ter, de preferência, apenas uma cor, contrastando com o fundo: preto sobre branco, por exemplo. Isto permite obter uma melhor perceção da textura resultante.

[para cima]


EXERCÍCIO 5 – Responde às questões abaixo listadas, pelas tuas próprias palavras…

1- Que tipos de estruturas existem?
2- O que é a relação entre a forma e a função?
3- O que são módulo e padrão?
4- O que são texturas visuais e táteis?
5- Onde posso encontrar texturas?
6- Como posso executar texturas graficamente?

– acede AQUI para saberes as RESPOSTAS AO EXERCÍCIO


Fonte: Manual de Educação Visual 5º/6º anos – “Arte de Ver” / Texto Editora